domingo, 30 de setembro de 2012

Site da Secretaria de Educação divulga EXPOTEC


Notícias de Gestão Escolar

Escola Ministro Jarbas Passarinho promove a 7ª EXPOTEC

Domingo, 30 de Setembro de 2012



Créd. Rayanne Marinho
 



Mais de 70 pôsteres de comunicação científica foram expostos nesta sexta-feira (28) pelos estudantes da Escola Ministro Jarbas Passarinho, de Camaragibe. A 7ª Exposição de Tecnologia e Ciência (Expotec) da unidade aconteceu no Serviço Social da Indústria (Sesi) da cidade e atraiu a visita de mais de 1.500 pessoas durante todo o dia.
A Expotec é uma ação prevista para a efetivação do Projeto Político Pedagógico da instituição e visa o incentivo à pesquisa científica e a invenção tecnológica, enquanto instrumento de construção do conhecimento e intervenção social. Neste ano envolveu mais de 600 estudantes, sendo 560 diretamente ligados à investigação acadêmica e o restante na organização do evento.
“O trabalho é realizado durante todo o ano e aborda todas as etapas da pesquisa de cunho acadêmico e científico, hoje o que vivenciamos é a culminância com a mostra de pôsteres. A sua importância é evidenciada no impacto positivo dos indicadores educacionais”, explica a diretora adjunta da unidade e uma das coordenadoras do evento, Aiza Arôxa.
Nesta edição, a exposição aconteceu através de uma parceria com a Universidade Rural de Pernambuco e foi composta de seis categorias (Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas, Ciências Agrárias e Ambientais, Ciências Tecnológicas, Ciências Exatas e da Terra e Ciências Biológicas e da Saúde).
Cada uma das 70 produções é fruto da ideia de oito alunos, quantidade máxima de estudantes por grupo, sob a orientação e co-orientação de professores. O jovem do 3º ano do ensino médio, William Gouveia, 17 anos se debruçou durante todo o ano com seus colegas sobre a pesquisa intitulada “Os Tablets nas Escolas: Possibilidades de Novas Aprendizagens”, direcionada para a procura de softwares e aplicativos educativos gratuitos que pudessem auxiliar os docentes e os alunos em sala de aula na aplicabilidade da tecnologia na metodologia de ensino.  
“Nosso trabalho nos acrescentou muito conhecimento e possibilitou que o repassássemos para todos da escola. É necessário aliar a internet e as novas tecnologias em sala de aula de maneira eficaz. Isso vai estimular e despertar a vontade de aprender nos estudantes, além de ajudá-los a melhorar seu desempenho escolar através de softwares e metodologias mais fáceis e aplicáveis ao dia-a-dia”, pontua William.
Os três melhores trabalhos de cada categoria recebem medalhas além dos melhores nos quesitos de diário de bordo, pôster e relatório de pesquisa e representará a Escola Ministro Jarbas Passarinho na Feira Ciência Jovem, promovida pelo Espaço Ciência, na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) que acontecerá em São Paulo no mês de março de 2013. O docente orientador destaque também recebeu troféu e medalha na cerimônia de encerramento do evento.






link: http://www.siepe.educacao.pe.gov.br/WebModuleInformes/exibeInformesAction.do?actionType=iniciar&id_informe=10211&idUnidadeFuncional=604843

Nenhum comentário:

Postar um comentário