Regulamento




REGULAMENTO

CAPÍTULO I – DA PARTICIPAÇÃO

I. A Exposição de Tecnologia de Ciência de Camaragibe EXPOTEC se caracteriza como a feira de ciências do Município de Camaragibe/PE que tem como principal objetivo fomentar o desenvolvimento do ensino científico na educação básica do município.
I.1 Participarão da EXPOTEC Grupos de Pesquisa das escolas do Ensino Fundamental (6º ao 9º anos) e Ensino Médio nas níveis regular, educação especial e EJA, das Redes Pública e Privada da Cidade de Camaragibe/PE.
I.2 Cada Grupo de Pesquisa deverá ser composto por um professor-orientador e até cinco estudantes.
I.3 Só receberão o crachá, a camisa e os certificados os participantes que estejam devidamente inscritos da feira
I.4 O uso do crachá de identificação, assim como das camisas, será obrigatório para todos os participantes da feira durante a realização da mesma. .

CAPÍTULO II – DAS CATEGORIAS

II.1.Os grupos inscritos concorrerão em três modalidades: Ensino Fundamental(6º ao 9º ano), Ensino Médio e Educação Especial.
II.2. As modalidades Ensino médio e Ensino fundamental são dividida nas seguintes categorias: 1. Códigos, Linguagens e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, estrangeira, Artes e Educação Física); 2. Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Educação, Ciências Políticas, Teologia); 3. Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Matemática, Química, Física e Ciências Biológicas); 4. Engenharias (Civil, Elétrica, Mecânica, Mecatrônica, Eletrônica).
II.3 A modalidade Educação Especial é categoria única.

CAPÍTULO III – DAS INSCRIÇÕES

III.1 As pré-inscrições ocorrerão entre 27/05 a 01/07 de 2013, exclusivamente através do bloghttp://expotec-emjp.blogspot.com.br/p/historia.html
III.2 A pré-inscrição consiste do preenchimento do formulário on-line com os dados do grupo e do projeto de pesquisa.
III.3 Cada escola poderá fazer a pré-inscrição de um ou mais projetos da mesma escola.  
III.4 A pré-inscrição não garante a participação na EXPOTEC sendo apenas uma informação prévia do projeto de pesquisa.
III.5 As Inscrições definitivas serão realizadas até o dia 31 de julho de 2013.
III.6 Para efetivação da inscrição será necessário enviar para o e-mail expotecamaragibe@.gmail.com os seguintes documentos: Relatório do Projeto de pesquisa e arte do Banner. (Modelos desses instrumentos estão disponíveis no blog: www.expotec-emjp.blogspot.com.br ).
III.6.1 Relatório do Projeto: O Relatório do Projeto é a exposição escrita na qual se descrevem fatos verificados mediante pesquisas, execução de experiências e também a reflexão a partir das questões identificadas. É geralmente acompanhado de documentos demonstrativos, tais como referências bibliográficas, diagramas, tabelas, gráficos, registros fotográficos estatísticas e outros par auxiliar na apresentação das informações. Os elementos constituintes do relatório são: Tema/Título, Justificativa/relevância, Problema, Objetivo geral, Objetivos específicos, Hipóteses, Referencial Teórico, Metodologia, Cronograma das etapas da pesquisa, Registro Fotográfico das etapas do Projeto, Referências.
III.6.2 Banner: O Banner de um projeto científico é uma ferramenta visual explicativa que apresenta sucintamente os objetivos, o desenvolvimento, os resultados e conclusões de seu projeto. O Banner de apresentação do projeto deve ter no máximo 0,9 m de largura x 1,2 m de altura
III.7 Cada Escola do Município de Camaragibe receberá duas credenciais de projetos científicos, podendo entretanto submeter mais projetos a avaliação da comissão científica da EXPOTEC. A direção de cada escola deverá enviar solicitação da credencial para o mail: expotecamaragibe@gmail.com

CAPÍTULO IV – DA MONTAGEM E DESMONTAGEM DOS TRABALHOS
NA FEIRA

IV.1 A montagem dos projetos deverá ser feita pelo grupo no dia 28 de setembro de 2013, das 7 às 9 horas.
IV.2 Cada Grupo deve manter no stand 3 (três) cópias do Relatório do Projeto de Pesquisa, o Diário de Bordo e o banner. (modelos destes instrumentos estão disponíveis no blog www.expotec-emjp.blogspot.com.br )
IV.3 Cada Grupo de Pesquisa poderá utilizar outros recursos, além dos descritos acima, para ilustra e/ou demonstrar os resultados das pesquisas realizadas.
IV.4 A EXPOTEC não dispõe de pessoas ou carros para o deslocamento dos materiais das equipes participantes.
IV.5 A localização dos stands será designada pela Comissão Organizadora, no ato do credenciamento.
IV.6 A área dos stands será de 1,00 m X 2,00m, igual para todos os projetos participantes.
IV.7 Os stands estarão equipados com 01 (uma) mesa, 02 (duas) cadeiras e um ponto de energia.
IV.8 Não será permitido á permanência de equipamentos, nos stands, que não façam parte da exposição dos trabalhos.
IV.9 Por ocasião da abertura da feira, às 9h do dia 28.09.13, todos os projetos deverão estar nos seus devidos lugares, prontos para serem apresentados.
IV.10 Será de responsabilidade de cada equipe providenciar todo material necessário para montagem e funcionamento do projeto. A Comissão Organizadora não cederá, sob nenhum pretexto, material ou substâncias aos expositores.
IV.11 Toda manipulação de materiais em exposição será de toda responsabilidade do projeto participante. A comissão organizadora se permite vetar o uso de materiais perigosos e/ou em situações de risco.


CAPÍTULO V – DA EXPOSIÇÃO

V.1 Os trabalhos deverão ficar expostos desde o momento da abertura da feira, 9h do dia 28.10.13 até o encerramento, 17h do dia 28.09.13.
V.2 Os stands não poderão ficar desocupados em nenhum momento durante a exposição, devendo haver sempre no mínimo 01 (um) estudante responsáveis pela demonstração do trabalho ao público. Para tanto, sugere-se o rodízio entre os estudantes caso necessário.
V.3 O Relatório do Projeto de Pesquisa, o Diário de Bordo e o banner deverão constar como material integrante da exposição, estando disponível para consulta pela comissão avaliadora e pelo público visitante no stand (modelos destes instrumentos estão disponíveis no blog www.expotec-emjp.blogspot.com.br )
V.4 Toda manipulação de materiais em exposição será de toda responsabilidade do projeto participante. A comissão organizadora se permite vetar o uso de materiais perigosos e/ou em situações de risco.
V.5 Monitores e estagiários estarão distribuídos, por setores, para colaborar com os expositores e visitantes.

CAPÍTULO VI – DA AVALIAÇÃO

VI.1 Os trabalhos serão avaliados por comissões constituídas de profissionais liberais, professores, pesquisadores e técnicos de diversas instituições profissionais, de ensino e/ou pesquisa de Pernambuco, especialmente compostas para proceder à avaliação.
VI.2 No momento da apresentação do trabalho aos avaliadores, não será permitida a presença de professor/orientador no stand.
VI.3 O tempo de apresentação dos trabalhos não deverá exceder os 15 (quinze) minutos.
VI.4 Na apresentação, deverão ser observados e abordados os aspectos descritos na ficha abaixo:
Critérios de Avaliação
Pontuação
Relevância social da pesquisa
20
40
60
80
100
Inovação e contribuição da pesquisa para a ciência
20
40
60
80
100
Validade dos dados levantados na pesquisa
20
40
60
80
100
Caracterização do ambiente
20
40
60
80
100
Problema da intervenção
20
40
60
80
100
Objetivos da Intervenção
20
40
60
80
100
Ações
20
40
60
80
100
Resultados esperados /alcançados
20
40
60
80
100
Domínio do assunto e vocabulário científico
20
40
60
80
100
Clareza e habilidade na apresentação
20
40
60
80
100
Interação, organização e comportamento do grupo
20
40
60
80
100
Relatório do projeto
20
40
60
80
100
Diário de bordo do projeto
20
40
60
80
100
Banner
20
40
60
80
100
Total de pontos


Observações e sugestões do(a) Avaliador(a):

Como você conceituaria o projeto no geral? (Este campo é adotado como critério de desempate)

I
(Insuficiente)
R
(Regular)
M
(Mediano)
B
( Bom)
MB
(muito bom)
Ex
(Excelente)







CAPÍTULO VII – DA CLASSIFICAÇÃO

VII.1 A classificação dos trabalhos dar-se-á em duas etapas, assim definidas:
1ª Etapa: Identificação pela Equipe de Avaliadores de três destaques em cada categoria. Esta classificação tem caráter interno e não será divulgada.
VII.2 Na 1ª Etapa, os trabalhos serão classificados de acordo com a média dos pontos obtidos, conforme a atribuição de pontos aos aspectos considerados no item VI.4 por 03 (três) avaliadores.
VII.3 Na 2ª Etapa: Escolha dos Primeiros Lugares entre os três primeiros destaques selecionados em cada categoria. Esta etapa ficará sob a responsabilidade da Comissão Científica da EXPOTEC.

CAPÍTULO VIII – DA PREMIAÇÃO
                                                                                                                                     
VIII.1 Modalidade Médio
VIII.1.1 Primeiro lugar de cada categoria: uma bolsa PIBIC/Jr ( norma disponíveis em: http://www.cnpq.br/web/guest/view/-/journal_content/56_INSTANCE_0oED/10157/100352#rn17065) e materiais didáticos
VIII.1.2 Os três primeiros colocados ganharam medalhas e diplomas.
VIII.2 Modalidade fundamental
VIII.2.1 Primeiro lugar de cada categoria: materiais didáticos, medalha e diploma.
VIII.2.2 Os três primeiros colocados ganharam medalhas e diplomas.
VIII.3 Modalidade Educação especial
VIII.3.1 Primeiro lugar ganhará: materiais didáticos, medalha e diploma
VIII.3.2 Os três primeiros colocados ganharam medalhas e diplomas.
VIII.4 Entre os trabalhos premiados a Comissão Científica distribuirá credenciais para as feiras na qual é filiada: FEBRACE e Ciência Jovem.
VIII.5 A iniciativa de utilizar as credenciais e fazer as inscrições nas feiras FEBRACE e Ciência Jovem estará a cargo dos premiados.
VIII.6 A divulgação dos resultados ocorrerá durante a solenidade de encerramento, no dia 28/09/2013 a partir das 17:30 horas, no local de exposição da EXPOTEC.
VIII.7 Todos os trabalhos receberão certificados para os participantes devidamente inscritos.
VIII.8 Todos os inscritos receberão Certificados de Participação na EXPOTEC a partir das 15 horas do dia 28.09.13.
VIII.9 Todos os membros da comissão de avaliação e organização da EXPOTEC receberão certificados de participação.
CAPÍTULO IX – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

XI.1 A Comissão Organizadora analisará todos os casos particulares e fornecerá os esclarecimentos necessários decidindo nos casos omissos.
XI.2 Qualquer atividade que desvirtue o sentido da feira será submetida à apreciação das Comissões Organizadora e Avaliadora.
XI.3 A Comissão Organizadora analisará todos os casos particulares e fornecerá os esclarecimentos necessários.
XI.4 A instituição não se responsabilizará por qualquer dano ocorrido aos materiais dos participantes, ou seja, fica sobe a responsabilidade dos participantes zelar pelo seu material.

CAPÍTULO XII – DAS INFORMAÇÕES ADICIONAIS


XII.1 Para maiores informações, utilizar o e-mail: expotecamaragibe@.gmail.com

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