Como escrever o relatório do Projeto?
1. O que
é o Relatório do Projeto
O Relatório do Projeto é a
exposição escrita na qual se descrevem fatos verificados mediante pesquisas,
execução de experiências e também a reflexão a partir das questões
identificadas. É geralmente acompanhado de documentos demonstrativos, tais como
referências bibliográficas, diagramas, tabelas, gráficos, registros
fotográficos estatísticas e outros par auxiliar na apresentação das
informações.
O Relatório do Projeto realizado
pelo estudante deve conter todos os dados, desde a concepção e objetivos, os estudos realizados
até os resultados finais, contendo a pesquisa bibliográfica utilizada no
embasamento científico, citações de autores, descrição detalhada de todas as
fases de realização, os resultados e conclusões.
Este documento deve ser redigido de
modo que o leitor compreenda todo o processo criativo do projeto.
O
Relatório deve ter em torno de 30
páginas, mas sua extensão final pode ter mais ou menos páginas.
A
estrutura do relatório de projeto é bem próxima da estrutura de monografias
acadêmicas.
Consultem as normas de redação da
ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para redigir o seu projeto. A saber:
- Margens: Esquerda e superior = 3cm e Direita e inferior – 2 cm
- Espaço entre linhas = 1,5 cm e entre parágrafos com recuo = 1,0 cm
- Fontes = Arial ou Times - tamanho 12 cm – preta
- Paginação= Iniciar a contagem das páginas a partir da folha de rosto, mas só numerar a partir da introdução. O número da página deve ser colocado na margem superior direita. Não numerar referências, anexos, apêndices.
- Citações de autores – ( podem ser diretas e indiretas).
02.
Estrutura ou Elementos Constitutivos do Relatório
CAPA
com os dados: (Fonte 14 ou 16 em negrito e maiúscula) – SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
DE PERNAMBUCO – GRE METRO SUL – NOME DA ESCOLA – NOME DOS
ESTUDANTES – TÍTULO DO PROJETO – CAMARAGIBE – ANO (elemento pré- textual OBRIGATÓRIO)
FOLHA DE ROSTO com dados de
identificação (elemento pré- textual
OBRIGATÓRIO)
v Nome do(s) estudante(s) realizador(es)
do projeto
v Título do projeto
v Parágrafo com recuo contendo a natureza
e finalidade do projeto, instituição, Profº orientador.
v Local (Camaragibe)
v Ano
DEDICATÓRIA ((elemento pré- textual OPCIONAL)
AGRADECIMENTOS (elemento pré- textual OPCIONAL)
EPÍGRAFE: Pensamento sobre o tema do projeto.(elemento pré-textual OPCIONAL)
SUMÁRIO (ordenação dos assuntos com as respectivas páginas) - (elemento pré- textual
OBRIGATÓRIO)
RESUMO do projeto em língua vernácula= nossa Língua Portuguesa( com palavras chaves abaixo do resumo ) (elemento pré- textual OBRIGATÓRIO)
O Resumo do Projeto deve ser o suficiente para que o leitor tenha
uma ideia geral sobre o projeto. Tome como base a síntese do seu Plano de
Pesquisa, mas agora os verbos devem estar no passado.
Deve apresentar de forma sintética o conteúdo do relatório do
projeto e ser capaz de responder às seguintes questões:
v Porque você realizou o projeto? (Objetivos ou Questões
identificadas)
v O que foi realizado por
você no projeto? (Procedimentos e Métodos Adotados): não detalhe os materiais utilizados,
concentre-se em descrever procedimentos realizados.
v Quais foram os resultados alcançados? (Observações ou dados
pertinentes que permitiram você chegar a sua conclusão).
v Os seus objetivos foram alcançados? (Conclusões )
v O texto do resumo deve concentrar-se no
trabalho realizado pelo estudante no projeto.
v O texto do resumo NÃO deve incluir agradecimentos ou mencionar
apoiadores do projeto.
v O texto do resumo pode ser redigido em parágrafos múltiplos ou em
parágrafo único, contanto que o mesmo seja sintético e respeite o limite MÁXIMO
de 2000 carácteres.
v Em projetos que apresentam continuação ou representam uma nova
fase de projetos realizados pelo estudante em anos anteriores, o texto deve se
ater ao trabalho realizado neste ano, fazendo MÍNIMA referência ao trabalho do
ano anterior.
v O conteúdo do resumo não deve incluir
desenhos, diagramas ou tabelas. Utilize-os no Relatório do projeto.
v Palavras-Chave são palavras ou termos
essenciais ou representativos do projeto. Ao escolher estas palavras ou termos,
pense naqueles que imediatamente podem ser associados ao seu projeto.
ABSTRACT = Resumo do projeto em língua estrangeira=Inglesa( com KEYWORD
abaixo do ABSTRACT ) – É a tradução do resumo em língua vernácula. (Elemento pré-textual OBRIGATÓRIO)
INTRODUÇÃO (Texto
elaborado pelos estudantes contendo a apresentação e contextualização do
projeto (justificativa da escolha do tema da pesquisa e relevância ou
importância da pesquisa ou da invenção/engenharia, problema, objetivo da
pesquisa, da intervenção ou da invenção tecnológica)
OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICOS ( colocar
em tópicos iniciando com verbos no infinitivo e na mesma folha )
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO ( Texto elaborado pelos estudantes,
contendo o problema, hipótese, fundamentação teórica com citação de autores, pesquisa temática, material, métodos,
descrição detalhada de procedimentos e testes, cronograma, custos, etc.)
RESULTADOS DO PROJETO: (transcrição dos resultados utilizando
texto, diagramas, gráficos ou tabelas; comentários e análise dos resultados)
CONCLUSÕES: os seus
objetivos foram alcançados? Você conseguiu comprovar a sua hipótese? Quais são os
seus próximos passos?
REFERÊNCIAS: Fontes pesquisadas – Livros e autores, enciclopédias, monografias,
dissertações, teses, mídia eletrônica,
revistas, jornais entre outros
APÊNDICES/ANEXOS (itens
não essenciais à compreensão do relatório, mas que o complementam, como fotos,
estatísticas adicionais, transcrição de entrevistas, questionários aplicados,
etc.)
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