quarta-feira, 25 de julho de 2012

Relatório

Como escrever o relatório do Projeto?


1. O que é o Relatório do Projeto

O Relatório do Projeto é a exposição escrita na qual se descrevem fatos verificados mediante pesquisas, execução de experiências e também a reflexão a partir das questões identificadas. É geralmente acompanhado de documentos demonstrativos, tais como referências bibliográficas, diagramas, tabelas, gráficos, registros fotográficos estatísticas e outros par auxiliar na apresentação das informações.

O Relatório do Projeto realizado pelo estudante deve conter todos os dados, desde a concepção e objetivos, os estudos realizados até os resultados finais, contendo a pesquisa bibliográfica utilizada no embasamento científico, citações de autores, descrição detalhada de todas as fases de realização, os resultados e conclusões.

Este documento deve ser redigido de modo que o leitor compreenda todo o processo criativo do projeto.
O Relatório deve ter em torno de 30 páginas, mas sua extensão final pode ter mais  ou menos páginas.
A estrutura do relatório de projeto é bem próxima da estrutura de monografias acadêmicas.

Consultem as normas de redação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para redigir o seu projeto.  A saber:

  • Margens: Esquerda e superior = 3cm  e Direita e inferior – 2 cm
  • Espaço entre linhas = 1,5 cm  e entre parágrafos com recuo = 1,0 cm
  • Fontes = Arial ou Times - tamanho 12 cm – preta
  • Paginação= Iniciar a contagem das páginas a partir da folha de rosto, mas só numerar a partir da introdução. O número da página deve ser colocado na margem superior direita. Não numerar referências, anexos, apêndices.
  • Citações de autores – ( podem ser diretas e indiretas).
02. Estrutura ou Elementos Constitutivos do Relatório

CAPA com os dados: (Fonte 14 ou 16 em negrito e maiúscula) – SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO – GRE METRO SUL – NOME DA ESCOLA – NOME DOS ESTUDANTES – TÍTULO DO PROJETO – CAMARAGIBE – ANO (elemento pré- textual OBRIGATÓRIO)

FOLHA DE ROSTO com dados de identificação (elemento pré- textual OBRIGATÓRIO)

v  Nome do(s) estudante(s) realizador(es) do projeto
v  Título do projeto
v  Parágrafo com recuo contendo a natureza e finalidade do projeto, instituição, Profº orientador.
v  Local (Camaragibe)
v  Ano

DEDICATÓRIA ((elemento pré- textual OPCIONAL)

AGRADECIMENTOS (elemento pré- textual OPCIONAL)


EPÍGRAFE: Pensamento sobre o tema do projeto.(elemento pré-textual OPCIONAL)

SUMÁRIO (ordenação dos assuntos com as respectivas páginas) - (elemento pré- textual OBRIGATÓRIO)

RESUMO do projeto em língua vernácula= nossa Língua Portuguesa( com palavras chaves abaixo do resumo ) (elemento pré- textual OBRIGATÓRIO)

O Resumo do Projeto deve ser o suficiente para que o leitor tenha uma ideia geral sobre o projeto. Tome como base a síntese do seu Plano de Pesquisa, mas agora os verbos devem estar no passado.

Deve apresentar de forma sintética o conteúdo do relatório do projeto e ser capaz de responder às seguintes questões:

v  Porque você realizou o projeto? (Objetivos ou Questões identificadas)
v   O que foi realizado por você no projeto? (Procedimentos e Métodos Adotados): não detalhe os materiais utilizados, concentre-se em descrever procedimentos realizados.
v  Quais foram os resultados alcançados? (Observações ou dados pertinentes que permitiram você chegar a sua conclusão).
v  Os seus objetivos foram alcançados? (Conclusões )
v  O texto do resumo deve concentrar-se no trabalho realizado pelo estudante no projeto.
v  O texto do resumo NÃO deve incluir agradecimentos ou mencionar apoiadores do projeto.
v  O texto do resumo pode ser redigido em parágrafos múltiplos ou em parágrafo único, contanto que o mesmo seja sintético e respeite o limite MÁXIMO de 2000 carácteres.
v  Em projetos que apresentam continuação ou representam uma nova fase de projetos realizados pelo estudante em anos anteriores, o texto deve se ater ao trabalho realizado neste ano, fazendo MÍNIMA referência ao trabalho do ano anterior.
v  O conteúdo do resumo não deve incluir desenhos, diagramas ou tabelas. Utilize-os no Relatório do projeto.
v  Palavras-Chave são palavras ou termos essenciais ou representativos do projeto. Ao escolher estas palavras ou termos, pense naqueles que imediatamente podem ser associados ao seu projeto.


ABSTRACT = Resumo do projeto em língua estrangeira=Inglesa( com KEYWORD abaixo do ABSTRACT ) – É a tradução do resumo em língua vernácula.(Elemento pré-textual OBRIGATÓRIO)

 INTRODUÇÃO (Texto elaborado pelos estudantes contendo a apresentação e contextualização do projeto (justificativa da escolha do tema da pesquisa e relevância ou importância da pesquisa ou da invenção/engenharia, problema, objetivo da pesquisa, da intervenção ou da invenção tecnológica)

OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICOS ( colocar em tópicos iniciando com verbos no infinitivo e na mesma folha )

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO ( Texto elaborado pelos estudantes, contendo o problema, hipótese, fundamentação teórica com citação de autores,  pesquisa temática, material, métodos, descrição detalhada de procedimentos e testes, cronograma, custos, etc.)

RESULTADOS DO PROJETO: (transcrição dos resultados utilizando texto, diagramas, gráficos ou tabelas; comentários e análise dos resultados)

CONCLUSÕES: os seus objetivos foram alcançados? Você conseguiu comprovar a sua hipótese? Quais são os seus próximos passos?

REFERÊNCIAS:  Fontes pesquisadas – Livros e autores, enciclopédias, monografias, dissertações, teses, mídia eletrônica,  revistas, jornais entre outros

APÊNDICES/ANEXOS (itens não essenciais à compreensão do relatório, mas que o complementam, como fotos, estatísticas adicionais, transcrição de entrevistas, questionários aplicados, etc.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário